Pages

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Irã não gosta do logotipo e ameaça boicotar as Olimpíadas de Londres

Logo dos Jogos de 2012 trouxe controvérsias no IrãO Irã reclamou de forma oficial do logotipo escolhido pela organização dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. O país islâmico alega que o símbolo, divulgado em 2007, remete à palavra Zion, que em inglês, tem algo a ver com o Judaísmo e Jerusalém.

O logo tem os números 2,0,1 e 2 de forma estilizada mostrando o ano dos jogos e para os iranianos o 2 seria o Z, 0 seria o O, o 1 seria o I e o 2 seria o N. Como os números 2 e 0 aparecem em cima e o 1 e 2 aparecem embaixo, uma leitura permitiria encontrar “ZI” e “ON”.

O secretário geral do Comitê Olímpico Iraniano, Bahram Afsharzadeh, enviou uma carta para o presidente do COI criticando o logotipo e ameaçando boicotar os jogos. "Não há dúvidas de que negligência nesta questão pode afetar a presença de alguns países em Londres", diz o secretário na carta.

O COI já mostrou a possibilidade de mudar o logo, que também é muito criticado por seu valor estético. "Nós recebemos a carta iraniana e a nossa resposta é a seguinte: o logotipo de Londres 202 representa a figura de 2012, nada mais", garantiu o COI

Nenhum comentário:

Postar um comentário