Pages

sábado, 30 de outubro de 2010

Entrevista: Carlos Fernando

O entrevistado desta vez do "Melo Entrevista" é o narrador do canal de esportes Bandsports, Carlos Fernando, que nos conta sobre a sua carreira no jornalismo e sua opinião sobre a Copa de 2014.
Agradeço o Cacá por me conceder a entrevista. Espero que vocês gostem.

PM: Conte-nos um pouco sobre a sua carreira no jornalismo esportivo.
CF: Trabalho há 30 anos em rádio e TV. Narrei futebol em rádio por 13 (Globo, CBN, Record, Gazeta) e na TV (Band, ESPN, Sportv, Cultura, Record). Sou criador do primeiro Curso de Narração Esportiva do país, no Senac-SP em 2000, que se transformou em livro (Manual dos Locutores Esportivos).

PM: Como é a sua rotina no Bandsports?
CF: Trabalho sempre que escalado nos jogos e eventos. No domingo apresento o Show do Esporte.

PM: Como você se prepara a uma transmissão de uma partida?
CF: Leio muito e busco informações em jornais, sites e blogs. Em Copas do Mundo e Olimpíadas estudo três a seis meses para me preparar.

PM: Em toda a sua carreira você já narrou várias competições, quais foram as coberturas que mais te marcaram?
CF: Confesso que já fiz muita coisa. Sempre me emociono quando faço as aberturas e encerramentos de Copas e Olimpiadas nos estádios. Na última Olimpiada narrei o recorde de Usain Bolt, a medalha de Maurren Maggi e o ouro de César Cielo. Também estive presente nas piscinas de Atenas e Pequim quando Michael Phelps conquistou as 16 medalhas (14 ouros) transformando-se no maior atleta da história em todas as modalidades.

PM: De todos os estádios que você já esteve presente para narrar, quais são os melhores para a transmissão? E os piores?
CF: Os melhores, claro, os mais novos como Ninho de Pássaro, em Pequim e Soccer City, em Johanesburgo. Achei lindo o de Durban com aquele arco gigante. Os piores são os que não dão conforto aos torcedores, e o Brasil tá cheio...

PM: Você é aquele narrador que narra vários esportes e todos com muita qualidade. Qual esporte é mais fácil para narrar? E qual você prefere?
CF: Obrigado pelas palavras. O mais "fácil" é o tenis que não nos dá muitas possibilidades de locução. Quanto menos inventar, melhor para o espectador que não admite novidades. Tenho gostado muito de narrar atletismo e natação, desde os Jogos Olimpicos de Sidney 2000.

PM: Qual é a sua opinião sobre a Copa de 2014 aqui no Brasil? O que você acha que o Brasil pode aprimorar para a Copa?
CF: Fico de ver como o dinheiro público é usado e mal investido no Brasil. Os políticos estão com a faca e o queijo nas mãos, assim como Nuzman e R.Teixeira que podem manipular as pessoas e o dinheiro a vontade. Aprimorar: nossa infra-estrutura nas cidades como melhores ruas, avenidas, aeroportos, metrôs, comunicação, além de qualificação na mão de obra para TODAS as atividades. Precisamos aprender a receber os turistas sem querer levar vantagem em tudo...

PM: Deixe um recado para aquelas pessoas que admiram o trabalho do Carlos Fernando?
CF: Sempre tive muito amor pela minha profissão, e entendo que este é o caminho do sucesso pessoal (sucesso é algo subjetivo, e só vale para cada um). E deixo uma dica preciosa: a leitura é a maior de todas as riquezas. Portanto, leiam, leiam, leiam! Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário