Pages

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Entrevista: Edílson de Souza

O primeiro “Melo Entrevista” de 2011 será com o narrador da rádio 98 FM Edílson de Souza, que nos contra entre outros assuntos sobre o novo projeto da 98 FM.
Agradeço ao Edílson de Souza, um dos melhores narradores do rádio paranaense, e espero que gostem da entrevista.

Pedro Melo: Conte-nos um pouco sobre a sua carreira no jornalismo esportivo.
Edílson de Souza: Eu sou relativamente novo na mídia, ainda não completei dez anos como cronista esportivo. Não sou de ficar trocando de emissoras de rádio. Trabalhei em apenas três emissoras de Curitiba. Antes, porém, busquei uma oportunidade para mostrar meu trabalho no microfone. Passei em várias cidades.
Por exemplo, fui DJ de algumas rádios FM do Rio Grande do Sul. Uma delas foi a Radio Regente na cidade gaúcha de Sapiranga. Depois veio a Radio Progresso de São Leopoldo e Novo Hamburgo e ainda a Eldorado. Retornei para o Paraná e trabalhei na Radio Capital do Papel e Sociedade Monte Alegre em Telêmaco Borba. Tentei em Paranavaí, onde trabalhei na radio do mesmo nome.
O narrador Jair Junior, o qual eu tenho profundo respeito e admiração, deu-me oportunidade de mostrar um pouco do meu trabalho na radio Atalaia de Curitiba. Indicou-me para fazer a cobertura da Copa América de 1995 no Uruguai pela Radio Floresta Negra de Joinvile. Na mesma época tive uma passagem rápida pela Radio Brasil Novo de Jaraguá do Sul. Fiz alguns trabalhos na cidade de Paranaguá com Carlito Rodrigues, que o conhecera em Paranavaí, nas Rádios Ilha do Mel e Litoral Sul.
Já havia desistido do meu sonho de ser narrador de futebol. Voltei a trabalhar na indústria e imaginava me aposentar nessa área quando surgiu a oportunidade em Curitiba
A minha primeira oportunidade veio em 2001, na extinta Radio Cidade, com o Capitão Hidalgo. Foi ele quem viu em mim potencial para um dia narrar futebol em Curitiba.
Depois, com a chegada da Radio Globo, tive o prazer de abrir o microfone em pleno Maracanã, em 25/09/2002, para transmitir a vitória do Atlético Paranaense em cima do Fluminense, por 1X0 gol do Adriano Gabiru. Foi uma honra ser o primeiro narrador a empunhar o microfone na Rádio Globo no estado do Paraná. Lembro-me como se fosse hoje à chegada ao Maracanã ao lado do repórter Hassan Neto. Fiquei na AM 670 ate março de 2003 quando fui contratado pela Radio Transamérica, na qual fiquei até dezembro no ano passado (2010).

PM: Como você se prepara a uma transmissão de uma partida?
ES: Para mim, transmitir uma partida de futebol nada mais é do que um lazer. Não tenho absolutamente nada de preparação especial. Nem aquecimento vogal eu faço. Agora, para quem quer trabalhar no meio esportivo, o mínimo que se deve fazer é estar atento a tudo o que envolve o futebol. É inaceitável um profissional desinformado. Estar informado sobre as coisas que envolvem a partida, se puder considerar, é a única preparação que faço.

PM: Neste ano você está no novo projeto esportivo da 98FM. Conte-nos um pouco desse novo projeto que conta com grandes profissionais entre eles Marcelo Ortiz, Cristian Toledo e Carneiro Neto, além de você.
ES: Será uma honra trabalhar com profissionais do mais alto gabarito, como esses que você citou. Além, é claro, dos demais componentes, mesmo que sejam jovens são todos muito bem qualificados e farão à diferença em pouco tempo.

PM: Sua última transmissão na Radio Transamérica foi a última etapa da Stock Car, em Pinhais. Qual foi a sensação de narrar automobilismo pela primeira vez na carreira?
ES: Foi um presente. É muito diferente narrar automobilismo e por isso encarei como se fosse um desafio. Se tivesse que dar uma nota para o meu trabalho daria um três. Na minha autocrítica, entendo que foi péssimo o meu desempenho. De positivo ficou a certeza que posso narrar automobilismo, eu posso fazer melhor.

PM: Quando você narrava pela Transamérica, na maioria das transmissões tinha a participação do ET, que fazia todos rirem. Quando tinha o ET nas transmissões, era uma transmissão meio que diferenciada por conta do humor dele?
ES: Essa é a proposta de trabalho da Transamérica, ou seja, fazer uma coisa que nenhuma outra rádio faz. A inserção de humor no jogo com Tio Américo, depois com o Diogo Portugal e agora com ET é o diferencial da emissora sim.

PM: No próximo dia 16 já temos o começo do Campeonato Paranaense, com transmissão da 98FM. Quais as suas expectativas para o estadual deste ano, que terá novo regulamento?
ES: A minha ideia é de que tenhamos um campeonato bem melhor neste ano. O pessoal da Federação Paranaense de Futebol não podia manter o regulamento com o “Supermando” que era uma aberração da natureza. Melhorou, mas ainda não é o ideal, pois um clube poderá fazer muitos mais pontos que o campeão e não levar o titulo. E a falta de vantagem pelo saldo de gols e uma total falta de imaginação.

PM: E para o trio de ferro (Atlético Coritiba e Paraná). Você acredita que os três clubes terão um bom ano?
ES: Não podemos nos precipitar e fazer qualquer tipo de prognostico neste momento. O Coritiba terminou muito bem o ano passado, mas isso não é parâmetro para avaliação. O Atlético surpreendeu á todos com a sua campanha. Mas, quem vê futebol com olhar mais critico sabe das limitações que o clube tinha. E o Paraná é sempre pródigo em pregar surpresas nos analistas. Quando todos pensam que não irá a lugar nenhum faz uma participação destacada. Então, é bom esperar.

PM: Deixe um recado para aquelas pessoas que gostam o trabalho de Edílson de Souza?
ES: Eu só tenho a agradecer as pessoas que gostam do meu trabalho e acompanham as minhas narrações. É uma honra saber que tantas pessoas, mesmo que estejam no campo vendo um jogo de futebol, não descartam um radinho para vibrar e se emocionar com meus gritos de gol. Tenham uma certeza que independentemente de qual clube esteja jogando, quando das minhas narrações, o meu objetivo e relatar com o máximo de fidelidade possível na forma mais emocionante que eu consiga descrever e transmitir. Um abraço a todos.


Veja os gol da partida entre Atlético-PR 1x0 Internacional pelo Campeonato Brasileiro 2010 narrado pelo Edilson de Souza. Vale muito a pena conferir!!!!!!

4 comentários:

  1. desejo boa sorte para edilson de souza, é bom narrador eu sou seu fã. vai com Deus guri.

    ResponderExcluir
  2. Edilson de Souza é o melhor narrador de futebol, ele é o cara, boa sorte, continue sempre sendo o melhor

    ResponderExcluir
  3. queria que continuasse na transmerica ere bem melhor acho que fes a escolha errada
    eu acho

    ResponderExcluir
  4. Edilson de Souza é um grande talento vai longe na profissão.

    ResponderExcluir