Pages

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Torcidas organizadas

Muitos falam sobre banir ou não as torcidas organizadas do estádio de futebol, mas será que realmente é justo, tirar muitos torcedores que só vão para torcer e querer tirar a culpa do estado, que não é capaz de fazer uma segurança adequada para que todos possam assistir a partida em paz?

A violência ocorre nos estádios, ao redor, em terminais de ônibus e sempre estão com camisas de torcidas organizadas. Algumas dessas pessoas que se dizem "torcedores" só vão para o jogo para brigar, enquanto tem muitos que vão para gritar, apoiar o time durante os 90 minutos, fazer uma bela festa.

A segurança dentro e fora dos estádios é muito falha. Quem não lembra de quando o Coritiba foi rebaixado no Brasileirão de 2009, alguns "torcedores" invadiram o campo, quebraram tudo que vinham pela frente e feriram dezenas de torcedores e policiais. A polícia prendeu cerca de 15 indivíduos, mas menos de um mês depois, todos que transformaram o Couto Pereira em um campo de batalha, já estavam solto e poderiam voltar aos estádios.

Os clubes de futebol também têm sua parcela de culpa ao darem milhares de ingressos para as torcidas organizadas e incentivarem músicas com ofensas e que incentivam a violência.

O correto não seria banir a torcida organizada dos estádios e sim, banir esses indivíduos que saem de casa apenas para brigar. Durante as partidas de futebol, os baderneiros deveriam ficar na delegacia ou até quem sabe, participar de projetos sociais.

Um comentário: