Pages

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A primeira fase da Copa Africana de Nações 2012

A primeira fase da Copa Africana de Nações 2012 chegou ao seu final com algumas surpresas e as duas seleções que estão sediando a CAN se classificando para as quartas de final.

Guiné Equatorial, uma das sedes, surpreendeu e por pouco não avançou em primeiro lugar do grupo A. Estreou com vitória por 1 a 0 contra a Líbia e depois a grande zebra a vitória sobre Senegal por 2 a 1, mas depois perdeu para Zâmbia por 1 a 0 e classificou em segundo. A seleção de Guiné Equatorial tem apenas um jogador nascido no país e possui vários jogadores naturalizados entre eles o goleiro brasileiro Danilo, do América-PE, além disso o técnico também é brasileiro: Gilson Paulo, que fez um contrato apenas para a competição, mas com a boa campanha renovou por mais um ano.

A Zâmbia conseguiu a vaga em primeiro e Senegal, grande favorito da chave, decepcionou e terminou o grupo A na lanterna. A Líbia que conseguiu uma vaga histórica, já que o país estava no meio de uma guerra, por pouco não ficou com a segunda vaga.

A Costa do Marfim, grande favorito ao título, conseguiu a vaga antecipada para as quartas de final e teve o luxo de poupar seus jogadores na última rodada, mas isso não impediu que os elefantes terminassem a primeira fase com 100%. Angola tinha tudo para se classificar, precisava de um resultado positivo, na última rodada, contra os reservas da Costa do Marfim, mas perderam por 2 a 0 e ainda viram o Sudão vencer Burkina Faso por 2 a 1 e ficar com a segunda vaga.

Outra sede da CAN 2012, o Gabão fez uma grande primeira fase e terminou na liderança do grupo C com três vitórias. Aubameyang (foto), de apenas 22 anos, é o grande destaque da seleção de Gabão até agora, marcando três dos seis gols. A Tunísia, favorita para terminar em primeiro, ficou em segundo e vai ter que enfrentar Gana nas quartas. Marrocos e Níger ficaram de fora.

Outro grande favorito da Copa Africana é Gana, que terminou em primeiro lugar do grupo D com sete pontos. Mali avançou em segundo lugar, Guiné ficou em terceiro e Botswana, que levou a maior goleada até agora na competição, mas marcou seu primeiro gol na história da CAN, ficou na lanterna.

Guiné Equatorial agora vai ter que enfrentar a favoritíssima Costa do Marfim, mas vai ter o apoio de sua torcida. Zâmbia é favorita contra Sudão. Gabão tem um leve favoritismo contra Mali e Gana e Tunísia vão o jogo das quartas de final, mas os ganeses tem um melhor time.

Nenhum comentário:

Postar um comentário