Pages

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010: Copa do Mundo

Neste final de ano estamos fazendo uma retrospectiva sobre como foi 2010 no futebol brasileiro, futebol internacional, tênis e esportes americanos. E para começar vamos mostrar como foi a Copa do Mundo. Em 2010 tivemos o torneio mais importante entre seleções, a Copa do Mundo, que pela primeira vez foi realizado em continente africano, mais precisamente na África do Sul.

A partida de abertura foi realizada no dia 11 de junho entre a África do Sul e México por 1 a 1, para os donos da casa marcou Tshabalala e para os mexicanos marcou Rafa Márquez.
A Argentina estreou no dia 12 contra a Nigéria e mesmo com uma boa atuação do goleiro Enyeama, o time argentino venceu por 1 a 0.
A atual campeã Itália estreou no dia 14 de junho, na Cidade de Cabo, contra o Paraguai, mas estreou com um empate por 1 a 1.
O Brasil estreou no dia 15 de junho contra a Coréia do Norte, o time brasileiro teve dificuldades, mas venceu por 2 a 1 gols de Maicon e Elano. No dia seguinte, a Espanha estreou com derrota para a Suíça por 1 a 0.

Na segunda rodada, a África do Sul sofreu a primeira derrota na Copa, o Uruguai venceu por 3 a 0. A Argentina não teve dificuldades para derrotar a Coréia do Sul e praticamente garantiu a vaga para as oitavas.
No dia 20, a Itália empatou mais uma vez, mais dessa vez foi contra a fraca equipe da Nova Zelândia, no mesmo dia a seleção brasileira venceu a Costa do Marfim por 3 a 1 e no dia seguinte, Portugal venceu a Coréia do Norte por 7 a 0, aplicando a maior goleada da Copa. A Espanha se recuperou e venceu Honduras por 2 a 0.

Na última rodada, o Uruguai venceu o México por 1 a 0 e as duas equipes avançaram no grupo A, a África do Sul e a França foram eliminados.
No grupo B, Argentina e Coréia do Sul avançaram, no grupo C os Estados Unidos ficaram em primeiro e a Inglaterra em segundo.
No grupo D, Alemanha e Gana avançaram para as oitavas, no grupo E Holanda e Japão não tiveram dificuldades para avançar e no grupo F avançaram Paraguai e Eslováquia, deixando de fora a atual campeã Itália, que empatou os três jogos.
No grupo G, Brasil e Portugal avançaram e no grupo H Espanha e Chile passaram de fase.

No primeiro dia das oitavas de final, o Uruguai venceu a Coréia do Sul por 2 a 1 e Gana derrotou os Estados Unidos também por 2 a 1. No dia seguinte, a Argentina eliminou o México por 3 a 1 e a Alemanha goleou a Inglaterra por 4 a 1.
No dia 28 de junho, o Brasil venceu, com facilidades, o Chile por 3 a 0 e a Holanda derrotou a Eslováquia por 2 a 1, e para terminar no dia 29, Paraguai e Japão decidiram na vaga nos pênaltis e os paraguaios venceram por 5 a 3 e no último confronto Espanha derrotou Portugal por 1 a 0.

No dia 2 de julho, tivemos as primeiras quartas de final, a Holanda derrotou o Brasil por 2 a 1 e o hexa ficará para 2014 e no melhor jogo da Copa, Uruguai e Gana empataram por 1 a 1 e nos pênaltis, os uruguaios venceram por 4 a 2 e no dia 3, a Alemanha goleou a Argentina por 4 a 0 e a Espanha venceu o Paraguai por 1 a 0.

Nas semifinais, a Holanda venceu em um grande jogo o Uruguai por 3 a 2 e na outra semifinal, a Espanha, com gol de Puyol, venceu a Alemanha por 1 a 0. Na disputa pelo 3ºlugar, a Alemanha derrotou o Uruguai por 3 a 2.

A grande final foi no 11 de julho, no estádio Soccer City, entre Espanha e Holanda e independente do vencedor teríamos um campeão inédito.
A final foi apitada pelo inglês Howard Webb e teve um número elevado de cartões, no total 13 amarelos e 1 vermelho para o holandês Heitinga.
photoA partida foi equilibrada e com um Soccer City lotado com 84.490 mil torcedores acompanhando a partida, que terminou 0 a 0 no tempo normal.
Aos 4 minutos do segundo tempo da prorrogação, o zagueiro da Holanda Heitinga foi expulso e deixou o time holandês com um homem a menos.
Depois disso, a Espanha foi para cima e aos 10 minutos, Fabregas fez grande passe para Iniesta, que chutou cruzado e marcou o gol titulo inédito de Copa do Mundo para os espanhóis.

photoMais o grande personagem da Copa do Mundo nem chegou a ir para a África do Sul. Direto de um aquário da Alemanha, o Polvo Paul acertou todos os resultados da Alemanha na Copa e a grande final da Copa. 

Fotos: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário