A Eurocopa 2012 vai começar nesta sexta-feira, na Polônia e na Ucrânia, com muitos craques do futebol mundial presentes e com quase todas as seleções que são consideradas as melhores do mundo.
Grupo A: É considerado o grupo mais fraco dessa Eurio, já que não tem nenhuma equipe favorita ao título, mas é bastante equilibrado e qualquer uma das quatro equipes tem boas chances de classificação para as quartas de final.
A Polônia vai contar com todo o apoio da torcida e terá como esperança o trio do Borussia Dortmund: o lateral Piszczsek, o meia Blaszczykowski e o atacante Lewandowski, a grande esperança da seleção polonesa. O goleiro Szczesny, do Arsenal, é outro que pode ajudar bastante a equipe anfitriã. A Grécia vai tentar repetir o feito de 2004, onde foi campeã e jogará praticamente do mesmo modo, com uma defesa que leva poucos gols. No ataque, a grande esperança é Samaras, do Celtic, e Katsouranis, do Panathinaikos.
A seleção da Rússia tem praticamente a mesma equipe que foi semifinalista em 2008, por isso está com uma equipe mais envelhecida que tem como grande craque o meia Arshavin, do Zenit. O técnico Dick Advocaat já confirmou que deixará a seleção russa após a Euro. A última seleção desse grupo é a República Tcheca que tem o goleiro Petr Cech e o meia Rosicky como grande esperança para fazer uma grande campanha, a aposta é no meia do CSKA, Necid.
Grupo B: É o "grupo da morte" dessa Euro, as quatro seleções estão entre as 10 melhores no ranking da FIFA, mas pelo que vem jogando atualmente, Alemanha e Holanda tem uma pequena vantagem para garantir as vagas.
A Alemanha é a seleção que mais encanta nesse momento e após a renovação feita pelo técnico Joachim Low, a seleção alemã continuou jogando muito e não tem só um time titular bom, mas sim um banco que pode ser muito útil. Na equipe titular, temos Neuer, Lahm, Schweinsteiger, Ozil e Thomas Muller, entre outros, já Marco Reus e e Mario Gotze são excelentes opções para Low.
A Holanda vai tentar acabar com a fama de amarelar na hora das decisões e com isso vai jogar no famoso 4-2-3-1 com Huntelaar sendo o centroavante do time e Robben, Sneijder e Van Persie vindo de atrás. O ponto fraco desse time holandês continua sendo a defesa.
Por pouco, Portugal não ficou de fora da Euro, conseguiu a classificação somente na repescagem e vai depender muito das ótimas atuações de Cristiano Ronaldo para se classificar. Raúl Meireles, Nani e Pepe serão ótimos coadjuvantes. Apesar de estar em 9º no ranking da FIFA, a Dinamarca deixou a impressão, no jogo contra o Brasil, de não ser uma grande equipe e vai ter que jogar tudo para avançar nesse grupo. O atacante Bendtner é a grande esperança dos dinamarqueses.
Grupo C: É o grupo que tem a atual campeã, Espanha, e a Itália como favoritas para ficarem com as vagas. Irlanda e Croácia correm por fora e tentarão deixar duas das favoritas de fora logo na primeira fase.
A Espanha vem praticamente com a mesma equipe que foi campeã da Euro, em 2008, e da Copa do Mundo, em 2010. Puyol e David Villa são os desfalques, mas Xavi, Iniesta, Casillas, David Silva, Piqué são titulares absolutos da "Fúria", a grande favorita para ficar na liderança desse grupo.
A Itália tem uma defesa muito boa, principalmente se jogar com três zagueiros e Maggio como ala. No ataque, a dupla de malucos, Balotelli e Cassano, vai dar muito trabalho dentro de campo. Os escândalos de corrupção que vem acontecendo no futebol italiano, pode atrapalhar a "azurra".
A Croácia conta com o experiente goleiro Pletikosa e uma parte ofensiva muito boa, que conta com Modric, Kranjcar e Eduardo da Silva. A Irlanda é a seleção mais fraca e deve jogar pensando mais na marcação, apenas com o experiente Robbie Keane no ataque.
Grupo D: Inglaterra e França são as principais equipes desse grupo, mas Ucrânia e Suécia têm boas chances de conseguir roubar uma das duas vagas.
A Ucrânia joga a Euro, em casa, e vai contar com o apoio da sua torcida para avançar as quartas de final, já que dentro de campo, não tem uma grande equipe e tem como a grande esperança, o experiente Shevchenko. A Suécia vai depender muito de Ibrahimovic para seguir em frente na Euro, se Ibra for bem, os suecos possuem chances.
Depois de fracassar na Copa de 2010, a França trocou de técnico e depois da chegada de Laurent Blanc, os franceses voltaram a jogar futebol e podem ser consideradas uma das equipes que tem chances de conquistar o título. O quarteto ofensivo com Ribery, Nasri, Malouda e Benzema é a grande arma da França.
A Inglaterra chega a Euro com novo técnico, Roy Hodgson, e quatro desfalques importantes: Cahill, Lampard, Barry e Wilshere, estão fora por contusão. Além disso, Wayne Rooney está suspenso das duas primeiras partidas. Joe Hart, Steven Gerrard e Ashley Young são as grandes esperanças desse "English Team".
Nenhum comentário:
Postar um comentário