Pages

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Esther Vergeer, um mito do tênis em cadeira de rodas

Se Roger Federer é considerado por muitos um mito do tênis, a holandesa Esther Vergeer pode também entrar na lista de tenistas que vão entrar na história e um recorde que Vergeer vem fazendo é simplesmente espetacular, algo que dificilmente outra tenista irá bater um dia.

Na final das Paralimpíadas de Londres 2012, Vergeer derrotou Aniek Van Koot por 6-0 e 6-3, conquistou o ouro e chegou a incrível marca de 470 vitórias consecutivas no tênis em cadeira de rodas, a última derrota da holandesa aconteceu no Australian Open 2003 para a australiana Daniela Di Toro.

Após a derrota na Austrália há quase dez anos, Vergeer não sabe mais o que é perder. Durante toda a carreira, já são 21 títulos de grand slams e quatro medalhas de ouro em Paralimpíadas. Ainda é a número um no ranking mundial desde abril de 1999 e número dois nas duplas.

Vergeer terá 35 anos nas Paralimpíadas do Rio em 2016 e disse a BBC que ainda não sabe se estará no Brasil. É torcer para que a holandesa esteja na capital carioca  para que o público brasileiro possa ver esse mito do tênis atuar.

História: A holandesa ficou paraplégica aos 8 anos de idade, após uma cirurgia na espinha dorsal. Durante a recuperação, aprendeu a jogar basquete, vôlei e tênis em cadeira de rodas. Primeiramente optou por jogar por basquete e chegou a ser campeã com a Holanda do Europeu de 1997.

Vergeer começou a jogar tênis ao mesmo tempo que jogava basquete e disputou o seu primeiro torneio internacional em 1996. A partir de 1998, passou a se dedicar inteiramente ao tênis e teve sua primeira grande vitória no US Open do mesmo ano. Desde então vem fazendo história no esporte.

Foto: AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário