Foi uma das conquistas mais difíceis da seleção feminina de vôlei, mas elas podem dizer que são ouro e pela segunda vez consecutiva. A dificuldade começou logo na classificação para a Olimpíada, não conseguiu a vaga na Copa do Mundo e teve que jogar o Pré-Olímpico.
Antes mesmo da competição algumas polêmicas. Mari foi cortada e reclamou publicamente da decisão de José Roberto Guimarães e a até então desconhecida Fernandinha foi convocada no lugar de Fabíola como levantadora.
Chegando em Londres, as meninas tiveram bastante dificuldade na primeira fase, perderam para os Estados Unidos e para a Coréia do Sul. Na última rodada, venceram a Sérvia e tiveram que contar com a derrota da Turquia para garantir a vaga nas quartas de final apenas na quarta posição.
O jogo contra a Rússia nas quartas foi a grande reviravolta. As russas tiveram seis chances de acabar com a partida no tie-break, mas as brasileiras conseguiram uma virada simplesmente espetacular. Foi justamente nas quartas de final que a levantadora Dani Lins começou a jogar o seu melhor voleibol e as outras jogadoras ganharam a confiança que precisam para continuar sonhando com o bi.
A semifinal contra o Japão mostrou toda a confiança que o Brasil tinha conseguido e uma arrasadora vitória em três sets colocaram elas na final justamente com os Estados Unidos. Invictas até a decisão, as americanas chegaram como favoritas, mas as brasileiras depois de fazerem um primeiro set horrível, conseguiram se recuperar e fizeram três sets espetaculares para ficarem com o ouro.
Um título muito complicado, mas que foi conseguido pelo excelente trabalho feito dentro de quadra pelas jogadoras e fora de quadra pelo técnico José Roberto Guimarães, que é o primeiro técnico a ser tricampeão olímpico.
A Olimpíada mostrou que o Brasil achou uma substituta para Fofão e o nome dela é Dani Lins. Jaqueline e Sheila mostraram serem duas das melhores jogadoras do mundo, Fernanda Garay mostrou um excelente voleibol e Fabi é cada vez mais a maior líbero que eu vi jogar.
Foto: Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário