Pages

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Del Potro derrota Federer e é o novo campeão do US OPEN

Em uma verdadeira batalha de 4h06min, Juan Martin Del Potro, número 6 do mundo, destronou o pentacampeão Roger Federer, líder do ranking, e conquistou o sonhado título do US Open na noite desta segunda-feira. O natural de Tandil, aos 20 anos, se tornou o mais novo campeão de Grand Slam (mais jovem em Nova york foi Pete Sampras ao vencer em 1990 com 19 anos) ao marcar 3/6 7/6 (7/5) 4/6 7/6 (7/4) 6/2.
Federer teve um primeiro set tranquilo. Mesmo sacando abaixo apenas 41% do primeiro serviço, o suíço dominou os pontos da base usando a variação e chamando o argentino pra rede. Del Potro não conseguiu encaixar tanto seu primeiro saque e isso pesou. Foi quebrado logo no segundo game após uma passada espetacular do suíço no quinto break, chegou a salvar três set-points no 5/2, mas não conseguiu nenhum ponto de quebra. Federer fechou com um ace de slice aberto por 6/3 em 40 minutos.
Del Potro largou muito mal na segunda etapa dando duas duplas-faltas e erros para perder o saque logo no primeiro game. Com um bate-pronto espetacular, o suíço confirmou, abriu 2/0. A partir dai o argentino conseguiu entrar no jogo, passou a ameaçar o saque de Federer e desperdiçou três breaks no quarto game. No quinto game Federer foi quem não concluiu suas chances para ampliar o placar e Del potro ganhou confiança e passou a incomodar o serviço do rival com mais regularidade. Federer sacou em 5/4, mas no 30/30 Del Potro encaixou duas passadas na linha, conseguiu sua primeira quebra e vibrou muito. Os dois foram ao tie-break e o argentino abriu vantagem com uma direita que espirrou na raquete do líder do ranking. O argentino fez 6 a 3, perdeu um set-point com smash pra fora, mas na última chances encaixou direita na linha e marcou 7/6 (7/5) após 1h09min.
A terceira etapa teve um Del Potro muito intenso e confiante no início da parcial confirmando seus serviços com facilidade e dando calor no saque de Federer. A partir do sétimo game a parcial ficou emocionante. Del Potro partiu pra cima, e com quatro erros de Federer abriu 4/3 com quebra. Mas no game seguinte ele cometeu dois erros e Federer empatou com boa ida à rede. No 4/4, Del potro despachou duas direitassas, teve um break, mas ótimos serviços salvaram o natural da Basiléia que vurou o marcador. Na hora decisiva Delpo sentiu a pressão e no 30/30 deu duas duplas-faltas entregando o set a Federer por 6/4 em 40 minutos.
A quarta etapa iniciou com um Federer indo pra cima e obtendo duplo break logo no segundo game. Del Potro não baixou a cabeça após a perda melancólica do set anterior, se livrou os breaks e foi mantendo o serviço com dificuldades. No quinto game o natural de Tandil conseguiu a quebra com equívocos seguidos de Federer. Del potro aproveitou para jogar bons pontos e abrir 4/2 vibrando junto com a torcida argentina que cantava o tempo todo na quadra central. Mas outra vez o sul-americano não foi bem sacando no 4/3, errou duas bolas e viu Federer voltar a aplicar o slice rasante que lhe incomoda. O suíço devolveu a quebra, abriu 5/4 e se viu com 15/30. Del Potro teve coração e com bons serviços e direitas igualou a contagem. No 5/5 Federer abriu 40/0, mas com erros permitiu a reação do argentino que despachou lindas direitas pesadas para obter dois breaks. Del Potro todavia falhou nos breaks e Federer confirmou com ace. O jogo caminhou a um outro tie-break. Federer cometeu um erro capital de iniciar com dupla-falta. Juan Martin seguiu sacando bem e fechou por 7/6 (7/4) com dois erros de direita de Federer após 1h02min.
A quinta parcial mostrou um argentino cansado, mas disposto a batalhar pelo objetivo de conquistar seu primeiro Slam. Ele despachou ótimos golpes de fundo diante de um Federer errático e rapidamente abriu 3/0 após salvar um break. Del Potro desta vez não vacilou como nos outros sets quando esteve na frente e foi sustentando o saque. Ele foi mantendo o serviço até o 5/2 quando viu Federer errar demais, cometer duplas-faltas e obter dois match-points. Del Potro errou uma direita após ponto longo e Federer sacou bem no segundo. No terceiro o argentino foi pra cima, colheu um erro do dono de 15 Grand Slams e deitou no chão celebrando a conquista: 6/2.

Vote neste site!

Nenhum comentário:

Postar um comentário