Pages

domingo, 13 de setembro de 2009

Clijsters x Wozniacki

Uma atitude patética de Serena Williams definiu a partida mais esperada do torneio US Open e levou a belga Kim Clijsters para a final do quarto Grand Slam do ano. A americana número 2 do mundo, atual campeã do torneio, cometeu um foot-fault, cedeu match-point à rival, mas se descontrolou em quadra, xingou e ameaçou de morte a juíza. Acabou perdendo o ponto e consequentemente o jogo por 6/4 7/5.
O jogo começou com cerca de uma hora de atraso por conta da chuva que caiu persistentemente em Nova York. A primeira etapa mostrou um bom nível da belga e uma Serena titubeante principalmente em seu backhand. A belga foi pra cima no quinto game, conseguiu uma quebra, mas logo depois deixou Serena abrir 0/40 e foi quebrada de volta. No décimo game, Clijsters esteve com 0/30 atrás, conseguiu dois bons pontos e viu Serena errar duas vezes no revés, perder o set por 6/4 em 35 minuitos e jogar a raquete no chão (levou uma advertência). Foram 14 erros da americana contra apenas sete da rival.
Serena voltou no segundo set com uma atitude diferente, partindo pra cima e conseguindo uma quebra logo no primeiro game, mas cedeu a virada. O jogo seguiu com bom nível de ótimos saques e trocas de fundo com alternativas dos dois lados. Serena conseguiu outra quebra, fez 3/2, mas Clijsters se recuperou a virou novamente. No oitavo game a europeía teve três breaks, mas a tenista local sacou bem e se safou.
Sacando em 5/6, Serena deu vexame. No 15/30 ela cometeu claramente um foot-fault no segundo serviço. Assim, cedeu o duplo match-point à Clijsters. Só que o destempero bateu em Serena. Logo que teve o foot-fault cantado, ela foi em direção à juiíza de linha, a xingou, ameaçou de morte em duas oportunidades. A juíza não titubeou, reportou à juíza de cadeira que chamou o árbitro geral que deu um point-penalty na tenista (já havia levado uma advertência por jogar a raquete no chão no fim do primeiro set). Assim Clijsters fez 7/5 e fechou o jogo.
"Serena não foi desclassifica, mas tomou uma punição por conduta antidesportiva", disse Brian Earley, árbitro geral responsável por punir a tenista.
A americana então discutiu com os árbitros em quadra e incorfomada deixou a quadra Arthur Ashe após cumprimentar a adversária. Clijsters somou sua segunda vitória em dez jogos contra a irmã mais nova das Williams.
Clijsters, que disputa apenas seu terceiro torneio após a volta (ficou dois anos parada), atinge sua primeira decisão e logo de um Grand Slam.

Com a arquibancada praticamente vazia, a dinamarquesa Caroline Wozniacki, número 8 do mundo apenas aos 19 anos, garantiu o maior resultado de sua curta carreira profissional. Ela irá decidir o US Open às 21 horas deste domingo, contra a belga Kim Clijsters, depois de eliminar com facilidade a também belga Yanina Wickmayer, 50ª do mundo, por duplo 6/3, em 1h35.A partida estava prevista para o meio da tarde de sexta-feira, mas só começou às 21h30 locais de sábado e ainda foi paralisada por vários minutos logo após o primeiro ponto disputado, devido a rápida pancada de chuva. Woznicki foi muito superior nas longas trocas de bola, enquanto a a belga buscou definir o ponto e assim conseguiu muito mais winners (23 a 8), porém uma infinidade de erros (40 contra 14).
Wozniacki se aproveitou do imenso buraco criado na parte superior da chave para atingir a final do Slam americano. Diante dos fracassos da número 1 Dinara Safina e da cabeça 4 Elena Dementieva, ela enfrentou nas quartas a juvenil americana Melanie Oudin, de 17 anos e 70ª do ranking, antes de encarar a Wickmayer.
Com seis troféus no currículo, a dinamarquesa Wozniacki nunca havia passado sequer das oitavas-de-final em qualquer outro dos 10 Grand Slam de que participou desde 2007. As melhores campanhas vieram sempre em pisos mais rápidos. Ela esteve na quarta rodada da Austrália no ano passado e também em Wimbledon de 2009.
Jogadora relativamente alta, com 1,78m, e magra com seus 58 quilos, ela se torna o maior sucesso da história profissional do tênis dinamarquês, embora tenha decidido morar em Monte Carlo nos últimos anos, um tradicional refúgio para os impostos na Europa.
Clijsters foi a campeã do Aberto dos Estados Unidos em 2005 enquanto que Wozniacki disputa apenas sua primeira decisão de um Major. A belga lutará pelo 35o. caneco na carreira enquanto que Wozniacki, o sétimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário