Pages

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Antônio Lopes é suspenso por 30 dias por reclamações contra a arbitragem

O técnico Antônio Lopes não poderá comandar o Atlético Paranaense à beira do gramado pelos próximos 30 dias. Nesta terça-feira (22), o comandante atleticano foi julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e suspenso por um mês por infringir o artigo 188 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). A pena poderia ter alcançado 180 dias.
Lopes foi punido por reclamar de forma acintosa da postura do auxiliar de arbitragem Altemir Hausmann durante a partida contra o Flamengo, no último dia 6 de setembro. O treinador foi condenado por unanimidade e sua pena causou até constrangimento no presidente do STJD, Paulo Valed Perry. Segundo o site justiçadesportiva.com.br, ele falou que se sentiu incomodado em punir Lopes por toda sua história de serviços prestados ao futebol.
técnico do Furacão se defendeu dizendo que questionou o auxiliar durante a partida sobre algumas de suas marcações. Em dado momento levou um esbarrão de Hausmann (ou “chambão”, termo que usou no dia) e que considerou isso uma agressão, tendo, inclusive, registrado boletim de ocorrências. Na volta para o 2º tempo, chamou o auxiliar de injusto e sem caráter. Acabou expulso e deixou o gramado acompanhado por policiais.
"Pelo conjunto da obra, pelas possibilidades de punição, acho que foi um bom resultado. A prova da procuradoria foi muito bem feita. Tentamos até onde deu, conseguimos passar por cima do 'injusto', mas do 'sem caráter' não deu. Falar isso para um árbitro Fifa, que deve ir para a Copa do Mundo, pesou", explicou o advogado Domingos Moro, à Gazeta do Povo.
O Atlético irá protocolar nesta quarta-feira o recurso dessa decisão junto ao pleno do STJD. "Também iremos pedir um efeito suspensivo para que o Lopes possa continuar trabalhando", acrescentou. "Temos a expectativa de que no julgamento do recurso, caso ele já tenha cumprido alguns dias de punição, possamos conseguir a absolvição. Nosso argumento é o currículo do Lopes, que sempre foi inquestionável".
Por fim, Moro comentou que em breve o Furacão deve retornar ao banco dos réus pela bomba arremessada no jogo do fim de semana, contra o Sport. "Já se fala dos bastidores. Em breve teremos que enfrentar o caso da bomba".
Caso não possa realmente comandar a equipe, Lopes Júnior ou Leandro Niehues, auxiliares do Furacão, deverão ser os comandantes temporários.
Time escapa de perder mandos
O Atlético também foi julgado pelo arremesso de uma revista no gramado, fato relatado pelo árbitro Leandro Vuaden na súmula do jogo. O clube respondeu por infração ao artigo 213 e corria risco de perder até dez mandos de campo. Também por unanimidade o clube acabou absolvido.
"Ficamos satisfeitos. Estou defendendo os interesses do clube há três anos e meio e nunca perdi um julgamento por infração ao 213. Se não conseguia no primeiro, ganhava no recurso", orgulha-se Moro, que mais uma vez conseguiu evitar uma punição maior ao Furacão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário