Pages

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Cilic joga muito e elimina Murray no torneio

A zebra voltou a passear na chave masculina do US Open, quarto Grand Slam da temporada. Andy Murray, número 2 do mundo e atual vice- campeão, não viu a cor da bola e foi eliminado com facilidade pelo croata Marin Cilic, jovem de 20 anos e 17o. do ranking, por 3 sets a 0 com parciais de 7/5 6/2 6/2 após 2h07min. A primeira etapa mostrou um Murray fora de suas características principalmente da metade até o final. O escocês esteve muito defensivod e errático (10 equívocos não-forçados) e com erro de direita cedeu a quebra no 11o. game. Cilic encaixou bons saques e com erro de slice do rival fechou por 7/5 após 55 minutos. O escocês chegou a ter duplo set-point com 5/4, mas não partiu pro ataque.
Na segunda etapa Murray começou mal, errando demais e Cilic ganhou confiança, comandou pontos com a direita e abriu 5/1. O escocês chegou a ter três breaks no últmo game, mas não aproveitou e com dois aces o croata fechou por 6/2 após 41 minutos.
Na terceira etapa Murray tentou ser mais agressivo, mas a confiança estava em baixa e ele não conseguiu encaixar seus golpes. Cilic, pelo contrária, conseguia distribuir suas pancadas de fundo, partiu pra cima e largou com 2/0. O tenista do leste europeu foi mantendo o saque sem dificuldades até que conseguiu ampliar a vantagem e sacou com muita firmeza para fechar por 6/2 com ótimas direitas e ida à rede.
Os números mostram os detalhes da má apresentação do escocês de Dunblane. Ele que costuma ser regular errou 29 bolas contra 41 do rival, mas fez pouquiíssimos winners, 13 contra 35 de Cilic. Murray não conseguiu uma quebra sequer em sete chances enquanto que o rival rompeu seu serviço em cinco vezes.
A derrota é mais um baque na temporada que vinha sendo a melhor do britânico. Murray chegou como um dos principais favoritos na Austrália, mas foi surpreendido pelo espanhol Fernando Verdasco. Em Roland Garros não tinha favoritismo e fez uma boa campanha perdendo nas quartas para Fernando Gonzalez. Em Wimbledon a imprensa e o público da Grã-Bretanha aguardava uma esperada final diante de Roger Federer, mas Andy foi surpreendido por seu xará Andy Roddick.
Cilic encaixou seu primeiro triunfo em quatro jogos diante do rival e tentará a vaga pela primeira vez nas semifinais de um Grand Slam. Seu adversário será o também jovem Juan Martin Del Potro, que tem a mesma idade que ele. O argentino, número 6 do mundo, confirmou o favoritismo diante do espanhol Juan Carlos Ferrero, ex-líder da tabela e atual 25o. colocado, ao aplicar um triplo 6/3 com três quebras de serviço.
Del Potro e Cilic se enfrentaram uma vez na carreira, em Melbourne neste ano e o sul-americano levou a melhor em quatro sets.

Nenhum comentário:

Postar um comentário