Pages

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Corinthians e São Paulo foram punidos. Mas San José e Tigre também deveriam ser

Após a morte do jovem Kevin Douglas Beltran Espada, de 14 anos, a Conmebol agiu rapidamente e o Corinthians jogará os seus jogos como mandante na Copa Libertadores com portões fechados, e nos jogos como visitante, a torcida também não poderá entrar no estádio.

Ao contrário de muitos casos, a punição do Corinthians foi decretada de uma forma muito rápida e a Conmebol deu o o exemplo de como deve agir, de agora em diante, neste tipo de caso.

Mas será que só o Corinthians merece ser punido? Acho que não. A FIFA proíbe o uso de artefatos explosivos dentro de estádios, assim como a polícia boliviana. Entretanto, o San Jose era o mandante, o responsável pela partida, também merecia uma punição; deixou os torcedores entrarem com os artefatos em seu estádio.

Já no caso da final da Copa Sul-Americana, a Confederação demorou um bom tempo, mas definiu uma punição ao São Paulo. O tricolor paulista não poderá jogar a partida contra o Atlético-MG, no Morumbi, e ainda foi multado de US$ 100 mil (cerca de R$ 200 mil).

Não tenho dúvidas que foi justo punir o São Paulo. Os seguranças do tricolor não tinham que brigar com os jogadores do Tigre e não era necessário se rebaixar ao nível do time argentino ao impedir que os jogadores argentinos não pudessem aquecer no gramado.

Porém, é inadmissível que o Tigre não tenha nenhuma punição. Em plena final de Copa Sul-Americana, um clube não pode abandonar a partida com ela ainda em andamento. Merece uma punição do nível da do São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário