Pages

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Entrevista: Leonardo Bertozzi

Nesse primeiro dia do mês de fevereiro teremos mais um Melo Entrevista e o nosso entrevistado é o grande comentarista dos canais ESPN, Leonardo Bertozzi (foto), que entre outros assuntos nos contra sobre a sua opinião da Copa do Mundo de 2014. Agradeço ao Léo por nos conceder a entrevista. Espero que gostem.

PM: Você sempre quis ser jornalista? Se a resposta for não, quando você escolheu essa profissão?
LB: Sempre quis. Desde criança tinha claro o interesse pela profissão. E sempre quis o jornalismo esportivo, para cobrir os campeonatos de futebol que acompanhava.

PM: Como é a sua rotina nos canais ESPN?
LB: Depende das escalas. Normalmente participo de uns 3 Bate Bolas por semana, ou cubro SportsCenter quando necessário. Há ainda o Fora de Jogo às quintas-feiras. Há jogos para comentar sempre, na TV e na rádio. Tudo isso conciliando com o trabalho de editor da Trivela.

PM: Conte-nos um pouco sobre a sua carreira no jornalismo esportivo.
LB: Comecei em Belo Horizonte, estagiando no site FutBrasil e cobrindo voluntariamente os jogos do Atlético no Mineirão para o site oficial do clube. Em São Paulo, criei o site Futeboleuropeu.com.br em 2004, e em 2007 aceitei o convite da Trivela. Na TV, comentei jogos no FX e no BandSports antes de começar na ESPN, em agosto de 2009.

PM: Como você se prepara a uma transmissão de uma partida?
LB: Procuro ler o noticiário dos clubes durante a semana em diversas fontes. Revejo as últimas escalações e vejo imagens relevantes no Youtube. Quando o clube é menos conhecido, procuro ainda estudar sua história.

PM: Em toda a sua carreira, quais foram as coberturas mais marcantes que você fez?
LB: A mais importante foi de Real Madrid x Milan no Santiago Bernabéu, em outubro de 2010. Fazer a Copa do Mundo pelos canais ESPN de TV e rádio também foi muito especial, mesmo fazendo daqui.

PM: De todos os estádios que você já esteve presente para comentar, quais são os melhores para a transmissão? E os piores?
LB: No Brasil, o melhor é o Pacaembu. Cabine grande e ótima visão do campo. Ainda não estive em um estádio que oferecesse más condições.

PM: Quais são os profissionais que você trabalhou, ou esteja trabalhando, que te marca de uma forma especial?
LB: Impossível não citar Mauro Beting, aquele que primeiro me abriu portas na TV. Entre os colegas da ESPN é difícil separar, todos são extremamente competentes e tenho orgulho de fazer parte da equipe.

PM: Qual é a sua opinião sobre a Copa de 2014 aqui no Brasil? O que você acha que o Brasil pode aprimorar para a Copa?
LB: O correto seria fiscalizar da maneira devida, cobrando dos responsáveis e punindo abusos. No entanto, sabemos que haverá uma farra de dinheiro público envolvido, especialmente quando os prazos começarem a apertar. O ideal seria aprimorar a estrutura dos estádios, mas não pensando nas exigências absurdas da Fifa, e sim para o que consideramos ideal para o dia-a-dia do futebol brasileiro.

PM: Deixe um recado para aquelas pessoas que admiram o trabalho de Leonardo Bertozzi
LB: Muito obrigado a todos que acompanham nosso trabalho. É uma satisfação enorme poder fazer o que a gente gosta, contando com a colaboração de todos que assistem e leem.

2 comentários:

  1. Bela entrevista Pedro.o Léo é um grande comentarista e parece ser boa pessoa também.a carreira dele está em ótimo caminho...
    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela entrevista Pedro! Queremos entrar em contato com você. Peço que nos mande seu E-Mail.

    midiaesportiva@hotmail.com

    http://blogdamidiaesportiva.blogspot.com/

    ResponderExcluir