Pages

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Retrospectiva 2012: Futebol Internacional

O ano de 2012 trouxe conquistas inéditas para duas equipes: Chelsea e Corinthians. Os blues venceram a Champions League e o timão ganhou a Copa Libertadores da América.

Manchester City: Campeão Inglês

Foto: Getty Images
Começando com os campeonatos na Europa, a Premier League teve um novo campeão: o Manchester City. Os citizens nunca haviam vencido na era Premier League e venceram na última rodada com direito a muita emoção.

Na última rodada, o City brigava com o Manchester United pelo título e enquanto os red devils venceram o Swansea por 2 a 0, o citizens estavam perdendo para o QPR até os 46 minutos minutos e nos acréscimos viraram de forma heroica para garantir o título.

City, United, Arsenal e Chelsea foram para a Uefa Champions League; Tottenham, Newcastle e Liverpool garantiram vaga na Europa League; e Bolton, Blackburn e Wolverhampton foram rebaixados para a Champiosnhip.

Real Madrid: Campeão Espanhol

Foto: Getty Images
Mais uma vez Real Madrid e Barcelona foram os postulantes ao título de La Liga, mas desta vez foram os madrilenhos quem ficaram com o título. O Real terminou com 100 pontos, nove a frente do Barça, mas o mais incrível foi a distância de 30 pontos do Barcelona para o Valencia, terceiro colocado.

Real, Barça, Valencia e Málaga ficaram com as vagas da Champions; Atlético de Madrid, Levante e Athletic Bilbao com as da Europa League; e Villarreal, Sporting Gijón e Racing Santander desceram para a Liga Adelante.

Juventus: Campeã Italiana

A Juventus conquistou seu primeiro título após a volta da Série B e foi de forma invicta. Com uma campanha de 23 vitórias e 15 empate, não houve contestações à Juventus pela conquista do Calcio; o Milan ficou em segundo e a Udinese em terceiro, os três times foram para a Champions League.

Lazio, Napoli e Internazionale foram para a Champions League e Lecce, Novara e Cesena foram rebaixados para a segunda divisão.

Borussia Dortmund: Campeão Alemão

Na Bundesliga, o Borussia Dortmund garantiu o título com oito pontos de vantagem em relação ao Bayern de Munique, vice-campeão. Borussia, Bayern, Schalke 04 e Borussia Monchengladbach ficaram com as vagas da Champions.

Bayer Leverkusen, Stuttgart e Hannover 96 foram para a Europa League e Hertha Berlim, Colônia e Kaiserslautern foram rebaixados.

Atlético de Madrid: Campeão da Europa League

Os espanhóis dominaram a Europa League na edição 2011-2012, três times chegaram às semifinais e a final foi 100% espanhola entre Atlético de Madrid e Athletic Bilbao.

Para chegar à decisão, o Atlético de Madrid foi primeiro lugar no grupo I com 13 pontos, perdendo apenas uma partida. Eliminou a Lazio na fase 16 avos de final, o Besiktas nas oitavas de final, o Hannover 96 nas quartas e o Valencia nas semis.

Já o Athletic Bilbao também terminou em primeiro com 13 pontos, exatamente com a mesma campanha do time de Madrid. Passou pelo Lokomotiv Moscou na fase 16 avos, Manchester United nas oitavas, Schalke 04 nas quartas e Sporting nas semis.

Na grande final no estádio Nacional de Bucareste, Falcao Garcia marcou duas vezes e Diego também deixou a sua marca e o Atlético de Madrid venceu por 3 a 0.

Chelsea: Campeão da Champions League

Foto: Divulgação
A grande conquista da história do Chelsea veio na temporada em que menos se acredita no time com direito a título na casa do Bayern de Munique contra o time alemão.

Os blues ficaram em primeiro no grupo E com 11 pontos - três vitórias, dois empates e uma derrota. Nas oitavas, o Chelsea ficou próximo de ser eliminado, perdeu a primeira partida para o Napoli por 3 a 2 e venceu, na prorrogação, por 4 a 2, na estreia do técnico Roberto Di Matteo, que entrou no lugar de André Villas Boas. Nas quartas passou pelo Benfica e na semifinal a grande surpresa, conseguiu eliminar o Barcelona, jogando de uma forma muito inteligente.

O Bayern de Munique terminou na liderança com 13 pontos no grupo mais difícil que tinha Napoli, Manchester City e Villarreal. Atropelou o Basel nas oitavas, não teve dificuldades para bater o Olympique de Marselha nas quartas e acabou com o sonho do Real Madrid nas semis.

Jogando na Allianz Arena, o Bayern de Munique atacou o tempo todo e o Chelsea jogou se defendendo bastante e se deu muito bem. Empatou no tempo normal por 1 a 1, conseguiu salvar um pênalti na prorrogação e venceu nos pênaltis.

Corinthians: Campeão da Libertadores

Foto: Divulgação
O Corinthians finalmente conquistou o torneio tão desejado por todos os corinthianos. Dominou o grupo 6, terminando sem perder partidas, passou pelo Emelec nas oitavas, o Vasco nas quartas e pelo campeão de 2011, o Santos, na semifinal.

Adversário do timão na final, o Boca Juniors terminou em segundo com 13 pontos, campanha para terminar em primeiro em cinco dos oito grupos, atrás apenas do Fluminense. Bateu o União Española nas oitavas, o Fluminense nas quartas e a Universidad do Chile.

A primeira partida da decisão terminou empatada em 1 a 1 e no jogo de volta, o Corinthians venceu o Boca Juniors por 2 a 0, em uma noite perfeita para os torcedores presentes no Pacaembu.

São Paulo: Campeão da Sul-Americana

Único título sul-americano que o São Paulo ainda não tinha ganhado era a Sul-Americana. O tricolor entrou diretamente na segunda fase onde bateu o Bahia, passou pela LDU de Loja nas oitavas, pela Universidad do Chile nas quartas e pela Universidad Católica nas semis.

O adversário do São Paulo na decisão foi o pequeno clube argentino, Tigre. A equipe argentina também só entrou na competição na segunda fase e venceu o Argentinos Juniors, nas oitavas eliminou o Deportivo Quito, nas quartas o Cerro Porteño e nas semis o Millonários.

A decisão foi marcada por muita confusão. A partida de ida, em La Bombonera, terminou 0 a 0, mas teve uma expulsão para cada time e o Tigre batendo muito. Já na volta, no Morumbi, o jogo sequer chegou ao fim; o São Paulo abriu 2 a 0 no primeiro tempo e depois de muita confusão, o Tigre se recusou a voltar para o segundo tempo. Depois de 30 minutos, a partida foi encerrada e o São Paulo foi o campeão.

Corinthians: Campeão do Mundial de Clubes

Foto: AP
Depois de ganhar a Libertadores, o Corinthians se preparou durante quase um semestre para o Mundial de Clubes e para enfrentar o Chelsea.

Corinthians e Chelsea entraram já nas semifinais da competição. O timão venceu o Al Ahly por 1 a 0, gol de Guerrero, e os blues derrotaram o Monterrey por 3 a 1, gols de Torres, Mata e Chavez, contra.

Na grande decisão, o goleiro Cássio simplesmente fechou o gol, sendo o cara da decisão, e Guerrero foi decisivo no ataque, marcando o gol da conquista histórica para o Corinthians.

Nenhum comentário:

Postar um comentário