Pages

sábado, 24 de outubro de 2009

Bellucci luta, mas é eliminado pelo belga Olivier Rochus

Não deu para Thomaz Bellucci. O número 45 do mundo foi derrotado no fim da manhã deste sábado na fase semifinal do ATP 250 de Estocolmo (Suécia), competição jogada sobre o piso rápido coberto que distribui 600 mil euros em prêmios.
O número 1 do país teve algumas chances de sair com a vitória, chegou a estar com o jogo perdido, lutou muito, conseguiu uma ótima reação, mas acabou derrotado pelo baixinho belga (1,65m) Olivier rochus, ex-top 25 e atual 87o. do mundo, por 2 sets a 1 com parciais de 7/6 (7/4) 4/6 6/3 após 2h23min de partida.
Na primeira parcial Bellucci começou sacando muito a exemplo do que fez nas quartas diante de Joachim Johansson. Ele salvou dois breaks logo no terceiro game e conseguiu a quebra na segunda chance com erro de direita do rival. Bellucci continuou sacando bem até o 5/3 quando serviu pro jogo, cometeu erros e viu o adversário empatar. Rochus então correu muito, não cometeu mais erros e o brasileiro não estava consistente no tie-break decisivo. Um equívoco de Thomaz no início do desempate fez Rochus obter a miniquebra que sustentou até vencer por 7/6 (7/4) em 55 minutos.
Na segunda etapa o paulista de Tietê mudou a tática e passou a subir mais à rede evitando as longas trocas no fundo de quadra, o que deu muito certo. Bellucci voleou como nunca havia feito na carreira. Com um winner de revés cruzado ele conseguiu a quebra logo no primeiro game, ganhou confiança e manteve o saque com muita firmeza até fechar por 6/4 com novas subidas e finalização no smash: 6/4 em 46 minutos.
O início do terceiro set o brazuca deu uma viajada. Tentou manter a tática dos voleios, mas começou a errar, perdeu confiança e com rapidez o adversário de 28 anos se colocou à frente com 4/0. Bellucci não baixou a guarda, se concentrou, devolveu duas quebras encaixando winners e com jogo muito agressivo. Quando serviu para empatar em 4/4 a cabeça falhou, os erros voltaram. Thomaz perdeu o saque de zero e Rochus conseguiu bons pontos para fechar por 6/3.
Apesar da derrota Bellucci precisa comemorar sua melhor campanha no piso rápido com três vitórias. Ele somará 90 pontos (descarta 62 pelas semis do challenger de Buenos Aires) e terá o melhor ranking na semana que vem.
Thomaz encerrará na semana que vem, no challenger de São Paulo (última etapa da Copa Petrobras), sua temporada. No circuito ATP o paulista fecha o ano com um título (Gstaad), uma final (Costa do Sauípe) e a semi da capital sueca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário