O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, lembrou hoje em Copenhague a receptividade de seu país aos povos de todos os cantos do mundo, na cerimônia definirá a sede dos Jogos Olímpicos de 2016, e na qual a cidade americana concorre com Rio de Janeiro, Madri e Tóquio.
Obama começou seu discurso falando que os Estados Unidos sempre estiveram de braços abertos para os povos de todo mundo. O presidente americano também destacou as qualidades de Chicago, especialmente sua multiculturalidade, o que, em sua opinião, reúne na cidade "todas as características do espírito olímpico".
Obama disse que viveu e viajou em muitos lugares diferentes do mundo. "Então eu fui para Chicago. E naquelas ruas, eu trabalhei ao lado de homens e mulheres que eram brancos e negros, latinos e asiáticos, pessoas de todas as classes, nacionalidades e religiões".
"Eu descobri que Chicago é a mais norte-americana das cidades norte-americanas, mas também um lugar em que os cidadãos de mais de 130 países vivem em um rico mosaico de bairros singulares".
Obama, o primeiro presidente em exercício dos Estados Unidos a discursar em uma sessão do COI, disse: "Eu vim aqui hoje para pedir que vocês escolham Chicago pela mesma razão que eu escolhi Chicago há quase 25 anos, a razão pela qual eu me apaixonei pela cidade que eu chamo de casa".
Antes do pronunciamento de Obama, sua mulher, Michelle, contou aos membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) que sonhava quando criança em ser como os grandes atletas, e que agora Chicago, sua cidade-natal, tem a chance de "ser iluminada pelas luzes dos Jogos".
A primeira-dama americana comentou ainda sobre o drama pessoal de seu pai, que teve uma doença quando ainda era novo e, mesmo enfrentando muitas dificuldades, brincava com ela e com o irmão, incentivando-os a praticar esportes.
A candidatura de Chicago contou ainda com o depoimento do arquiteto Doug Arnot, que afirmou que a cidade será um exemplo de como realizar uma edição dos Jogos Olímpicos de uma maneira auto-sustentável.
Os representantes da cidade também destacaram em sua apresentação a proximidade da Vila Olímpica das praças desportivas e suas facilidades de transporte. Além disso, seus representantes destacaram o aspecto cultural de Chicago, com seus restaurantes e museus.
Na abertura da apresentação, o presidente do Comitê Organizador da Candidatura de Chicago, Patrick Ryan, garantiu aos membros do COI que sua cidade será a melhor parceria para a realização dos Jogos de 2016.
Em seguida, o prefeito da cidade, Richard Daley lembrou do esforço de Jesse Owens nos Jogos de Berlim e afirmou que os moradores de Chicago ficarão muito felizes em receber a competição e todos os atletas.
Chicago é a primeira cidade a defender sua candidatura aos Jogos de 2016. Em seguida, será a vez de Tóquio. Logo depois o Rio de Janeiro defenderá sua candidatura e, por último, Madri apresentará aos membros do COI as justificativas de que ela seria a cidade ideal para os Jogos.
http://esporte.ig.com.br/mais/2009/10/02/obama+lembra+receptividade+dos+eua+para+defender+candidatura+de+chicago+8721916.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário