Pages

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011: Futebol Brasileiro

O ano de 2011 foi bastante movimentado no Brasil e terminou com o Corinthians sendo campeão brasileiro e o Vasco campeão da Copa do Brasil. Mas no primeiro semestre ocorreram os campeonatos estaduais.

No Campeonato Paulista mais uma vez o time do Santos garantiu o titulo. Na primeira fase, o time terminou em quarto lugar com 38 pontos, atrás dos rivais Corinthians, Palmeiras e São Paulo. Mas o regulamento garante que oito equipes se classificam então Ponte Preta, Oeste, Mirassol e Portuguesa se juntaram nas quartas de final. São Bernardo, Noroeste, Grêmio Prudente Barueri e Santo André foram rebaixados.
Ponte Preta, São Caetano, Oeste e Mirassol disputaram o torneio do interior e a Ponte venceu o Oeste na final. Nas quartas de final, os quatro grandes avançaram e na semifinal tivemos Santos x São Paulo e Corinthians x Palmeiras. E em jogo único, Santos e Corinthians garantiram a vaga. Na final, os meninos da Vila empataram o primeiro jogo por 0 a 0 e ganharam a partida de volta na Vila Belmiro por 2 a 1.

No Campeonato Carioca deu Flamengo na Taça Guanabara e na Taça Rio então não tivemos a grande final. Na Taça Guanabara, o rubro-negro venceu o Boa Vista por 1 a 0 e na Taça Rio derrotou o Vasco nos pênaltis.

O Campeonato Mineiro terminou com a final de sempre. Cruzeiro e Atlético-MG. Na primeira fase, os dois times de Belo Horizonte terminaram nas duas primeiras posições e decidiram em casa a vaga na final. O Cruzeiro passou pelo América-TO com 13 a 2 no agregado e o Atlético passou pelo rival América-MG. Na final, o Atlético venceu o primeiro jogo por 2 a 1, mas o Cruzeiro venceu o segundo por 2 a 0 e ficou com o titulo.

No Campeonao Gaúcho a final foi mais uma vez entre Grêmio e Internacional. O Grêmio venceu a Taça Piratini contra o Caxias nos pênaltis e perdeu a Taça Farroupilha para o colorado.
Na grande final, o Grêmio venceu no Beira-Rio por 3 a 2 e o Inter ganhou também por 3 a 2 no Olímpico. Nos pênaltis, o colorado venceu por 5 a 4.

O Campeonato Paranaense mudou seu regulamento, mas o titulo mais uma vez ficou com o Coritiba. O alviverde não perdeu nenhuma partida e ganhou os dois turnos com muita folga. O Cianorte ganhou a Torneio do Interior sobre o Operário e o Paraná Clube foi rebaixado juntamente com o Cascavel.

Ainda no primeiro semestre tivemos a Copa do Brasil e o Vasco que não foi bem no estadual, mostrou toda a sua força e garantiu o titulo.
O time cruzmaltino começou bem e na primeira fase goleou o Comercial por 6 a 1. Mas na segunda fase teve trabalho para eliminar o ABC, empatou em Natal por 0 a 0 e ganhou no Rio de Janeiro por 2 a 1.
Nas oitavas, praticamente garantiu a vaga no primeiro jogo com uma vitória por 3 a 0, fora de casa, contra o Náutico. Nas quartas, o gol fora de casa foi salvador. Empatou em Curitiba por 2 a 2 contra o Atlético-PR e 1 a 1 em casa. Nas semis, o algoz foi Avaí.
Na grande final, o gol fora de casa ajudou na conquista do titulo. Venceu em casa por 1 a 0 e perdeu em Curitiba para o Coritiba por 3 a 2, mas mesmo assim o titulo veio.

No segundo semestre foram realizados as quatro divisões do Campeonato Brasileiro. Na Série D, o Tupi foi o grande campeão, onde derrotou na final o Santa Cruz, que também subiu e se livrou da maldição da quarta divisão. Cuiabá e Oeste também subiram. Na Série C, o Joinville foi o campeão e juntamente com CRB, Ipatinga e América-RN irão disputar a Série B.

Na segunda divisão, a Portuguesa conseguiu o seu primeiro titulo nacional com uma tranquilidade, dominou o torneio de ponta a ponta. Ponte Preta, Náutico e Sport também subiram. Icasa, Vila Nova, Salgueiro e Duque de Caxias foram rebaixados.

Na Série A, o Corinthians foi o grande campeão com 71 pontos, dois a mais que o Vasco, que mesmo garantido na Libertadores, não desistiu do Brasileirão. Os dois juntamente com Fluminense, Internacional, Flamengo e Santos, que venceu a Libertadores, jogarão a competição sul-americana mais importante. São Paulo, Figueirense, Coritiba, Botafogo, Palmeiras, Grêmio, Atlético-GO e Bahia disputarão a Copa Sul-Americana. Os mineiros Cruzeiro e Atlético-MG ficaram na zona do nada. Ceará, Atlético-PR, Avaí e América-MG foram rebaixados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário