Pages

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011: Basquete

O ano de 2011 foi muito bom para o basquete brasileiro, mas seria perfeito se não fosse o Pan-Americano.

Brasil celebrou a volta à Olimpíada após 15 anosO time masculino tinha uma dura tarefa de ir as Olimpiadas após fracassar na tentativa de disputar as últimas três edições. E as dificuldades começaram antes das disputas do Pré-Olímpico em Mar Del Plata, na Argentina. Os astros brasileiros da NBA, Nenê, Anderson Varejão e Leandrinho Barbosa estavam fora do torneio. O primeiro alegou problema particular e os dois últimos estavam contunidos.

O Brasil estreou bem na Argentina com duas vitórias, mas perdeu sua primeira partida para a República Dominicana e terminou a primeira fase com uma dificil vitória sobre a fraca seleção de Cuba. Mas na segunda fase os dois primeiros jogos foram com vitórias tranquilas sobre o Uruguai e Panamá e depois veio o grande teste: a Argentina.

O time de Ruben Magnano conseguiu parar o pivô Luis Scola e conseguiu uma vitória espetacular por 73 a 71. Para fechar, uma vitória arrasadora sobre Porto Rico.

A classificação em primeiro lugar na segunda fase colocou o Brasil contra a República Dominicana, única seleção que venceu os brasileiros. E em um jogo equilibrado e tenso, os brasileiros conseguiram a vitória e garantiram a vaga nas Olimpiadas. Após 15 anos, o Brasil volta aos Jogos Olimpicos. Na final, os brasileiros perderam para a Argentina, mas foi embora de Mar Del Plata com a vaga em Londres.

Seleção feminina do Brasil não encontrou grandes dificuldades para se classificar para LondresNo feminino, o Brasil era superfavorito e confirmou sem nenhuma dificuldade esse favoritismo. Os Estados Unidos, maiores adversários, já garantiram a vaga e com isso não disputaram o Pré-Olimpico.

O Brasil arrasou na primeira fase todos os seus adversários e enfrentou Cuba, que tirou a vaga das brasileiras no último Pré-Olimpico. Mas a vingança veio e a vaga na final também.

Diferentemente do masculino, o feminino só dá uma vaga e então o Brasil precisava vencer a final. Isso não foi trabalho dificil para as meninas. 74 a 33 contra a Argentina e a vaga veio de forma invicta.

Tudo estava perfeito, até os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. O time masculino caiu ainda na primeira fase com duas derrotas em que a vitória parecia certa. Mas o pior veio no feminino onde o time perdeu de forma bizarra para Porto Rico e ficou com o bronze. Depois do Pan, o técnico Enio Vecchi foi demitido.

Entre os clubes, o Brasília venceu o NBB por 3 a 1 na série final contra a Franca e nos torneios estaduais, o Pinheiros venceu o Paulista e o Flamengo o Carioca. Já na primeira edição da Liga de Basquete Feminino, o Santo André sagrou-se o vencedor após derrotar Ourinhos.

Fotos: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário