Para começar vamos falar dos campeonatos europeus, iniciando pelo Campeonato Inglês. Na Premier League, o Manchester United conquistou o seu 19ºtitulo na história, superando o seu rival Liverpool, que permaneceu com 18. O titulo veio com uma rodada de antecipação após um empate em 1 a 1 com o Blackburn Rovers.
Na terra da rainha, Manchester United, Chelsea e o novo milionário do pedaço, Manchester City foram direto para a fase de grupos da Champions e o Arsenal teve que disputar a fase prévia. West Ham, Birmingham e Blackpool foram rebaixados. Tottenham, Fulham e Stoke City foram para a Europa League.
Adivinha entre quem brigou pelo titulo na Espanha? Novamente foram Barcelona e Real Madrid, mas o time catalão nunca perdia e por isso garantiu o titulo com quatro pontos a frente do rival. O Barça assumiu a liderança na 13ªrodada e não saiu mais.
O terceiro colocado foi o Valencia que terminou 25 pontos atrás do campeão. Para a Champions, Barça, Real, Valencia e Villarreal se classificaram e Sevilla, Athletic Bilbao e Atlético de Madrid foram para a Europa League. Torcedores do Deportivo La Coruña, Almeria e Hércules ficaram tristes, pois seus times foram reabaixados.
No Campeonato Italiano, a Internazionale não foi campeã pela primeira vez depois de cinco titulos consecutivos. O seu maior rival Milan ficou com o scudetto. Os dois times de Milão juntamente com Napoli e Udinese foram para a Chsmpions. Lazio, Roma e Palermo foram para a Europa League. E Sampdoria, Brescia e Bari foram rebaixados.
Na Bundesliga, o Borussia Dortmund faturou o titulo com sete pontos a frente do vice, Bayer Leverkusen. Borussia, Bayer e Bayern de Munique foram para a Champions. Hannover, Mainz e Schalke 04 foram para a Europa League. E Eintracht Frankfurt e Saint Pauli foram rebaixados.
Nos torneios mais importantes da Europa, tivemos um espanhol e um português conquistando os titulos.
Na Champions League, Barcelona e Manchester United decidiram o titulo no estádio Wembley, em Londres. O Barça terminou a fase de grupos em primeiro com 14 pontos, eliminou o Arsenal nas oitavas, o Shakthar Donetsk nas quartas e seu maior rival, Real Madrid, nas semis. Já o Manchester United terminou em primeiro do seu grupo também com 14 pontos e passou pelo Olympique de Marselha nas oitavas, pelo rival Chelsea nas quartas e pelo Schalke 04 nas semis.
Na decisão, em Wembley, o Barcelona foi superior em quase toda a partida e venceu por 3 a 1, gols de Pedro, Messi e Villa para o Barça e Rooney para o Manchester.Na Europa League, a final foi 100% portuguesa. Porto e Braga decidiram o titulo em Dublin. O Porto terminou em primeiro na fase de grupos com 16 pontos, perdendo apenas dois. Na segunda fase eliminou o Sevilla, nas oitavas o CSKA Moscou, nas quartas o Spartak Moscou e nas semis o Villarreal. Já o Braga foi terceiro colocado da Champions e passou pelo Lech Poznan na segunda fase, Liverpool nas oitavas, Dinamo de Kiev nas quartas e o Benfica nas semis.
No Aviva Stadium, em Dublin, o Porto venceu por 1 a 0 gol do artilheiro Falcao Garcia, que terminou o torneio com incriveis 17 gols.
Na América do Sul também ocorreu os dois principais torneios. A Libertadores da América e a Copa Sul-Americana.
No primeiro semestre, tivemos a Libertadores e o Santos conquistou o seu terceiro titulo na competição em uma final que lembrou os bons momentos da década de 60 contra o Peñarol.
O Santos passou da primeira fase com muitas dificuldade. Faltando uma rodada, precisava de um milagre para avançar e conseguiu, passando como melhor segundo colocado. Para chegar a final, o time santista teve muito trabalho para eliminar o América-Mex nas oitavas, Once Caldas nas quartas e Cerro Porteño nas semis. Já o Peñarol se classificou como sexto melhor segundo colocado e teve que decidir todas as partidas fora de casa, mas mesmo assim a vaga na decisão veio. Eliminou o Internacional nas oitavas, Universidad Católicas nas quartas e o Vélez Sarsfield nas semis.
Na decisão, o primeiro jogo terminou 0 a 0 e na partida de volta, no Pacaembu, o time de Neymar e cia. ganhou por 2 a 1.
Na Copa Sul-Americana, um chileno e um equatoriano na grande decisão. A Universidad do Chile foi o vencedor com todos os méritos. O time chileno passou pelo Nacional na segunda fase, Flamengo nas oitavas, Arsenal nas quartas e o Vasco nas semis. Já a LDU teve que jogar a primeira fase e eliminou o Yaracyanos. Na segunda fase venceu o Trujillanos, nas oitavas o Independiente, nas quartas o Libertad e nas semis o Vélez Sarsfield.
Na grande decisão, a La U venceu os dois jogos, o primeiro por 1 a 0 e o segundo por 3 a 0.
Barcelona a melhor equipe do mundo!
ResponderExcluirParticipe do Super Quiz, desafio 4:
http://fcgols.blogspot.com/2011/12/super-quiz-desafio-4-bonus-epecial.html