Pages

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010: Futebol Internacional

Neste final de ano estamos fazendo uma retrospectiva sobre como foi 2010 no futebol brasileiro, futebol internacional, tênis e esportes americanos. E para hoje vamos mostra como foi o ano no futebol internacional, que em 2010 foi um ano repleto de muito futebol na Europa, na América do Sul e principalmente na África do Sul, com o torneio mais importante no futebol.

Primeiro vamos falar dos principais torneios na Europa e para começar vamos falar do Campeonato Inglês. Na Premier League, o Chelsea conquistou pela quarta vez a Premier League e mais uma vez a disputa pelo titulo foi decidido contra o Manchester United, mas os blues ficaram com 85 pontos contra 84 dos red devils. O grande destaque do time do Chelsea foi o atacante Didier Drogba, que foi o artilheiro da competição com 29 gols.

Na terra da rainha, Chelsea, Manchester United, Arsenal e Tottenham foram para a Champions League e Manchester City, Aston Villa e Liverpool se classificaram para a Europa League. As torcidas do Burnley, Hull City e Portsmouth se lamentaram, pois os seus times foram rebaixados.

No Campeonato Espanhol mais uma vez a briga foi entre Barcelona e Real Madrid. O Barça, que teve apenas uma derrota em todo o torneio, foi o grande campeão com 99 pontos, três a mais que o Real. O terceiro colocado foi o Valencia com 71 pontos, a diferença do terceiro para o campeão foi de 28 pontos, a maior diferença em toda a história. Os grandes destaques da La Liga foram dois argentinos, Lionel Messi, que comandou o titulo do Barça e foi o artilheiro com 29 gols, e Higuain, que jogou muito bem e marcou 26 gols. Para a Champions League foram o Barcelona, Real Madrid, Valencia e Sevilla e para a Europa League foram Getafe e Mallorca. Valladolid, Tenerife e Xerez foram rebaixados para a segunda divisão.

No Campeonato Italiano, a Internazionale mais uma vez garantiu o titulo do Calcio, ficou com 80 pontos, dois a mais que a vice-campeã Roma. Além da Inter e da Roma, o Milan foram para a Champions League, Sampdoria, Palermo, Napoli e Juventus foram para a Europa League. Atlanta, Siena e Livorno acabaram rebaixadas.

No Campeonato Alemão mais uma vez deu Bayern de Munique, que garantiu o titulo com antecipação e terminou a competição com 70 pontos, cinco a mais que o vice-campeão Schalke 04. Bayern, Schalke 04 e Werder Bremen foram a Liga dos Campões e Bayer Leverkusen e Borussia Dortmund foram para a Liga Europa.

Nos torneios mais importantes, a Champions League e Europa League tivemos um italiano e um espanhol vencedores, respectivamente.
Na Liga dos Campões, a Internazionale e o Bayern de Munique decidiram o torneio no Santiago Bernabéu, a Inter terminou em segundo na fase de grupos, eliminou o Chelsea nas oitavas, o CSKA Moscou nas quartas e o favorito Barcelona nas semifinais. Já o Bayern também terminou em segundo no seu grupo e nas oitavas de final eliminou a Fiorentina, nas quartas o Manchester United e na semifinal o Lyon.
Na grande final, no Santiago Bernabeu, em Madrid, a Internazionale foi a grande campeã, o argentino Diego Milito foi o grande destaque marcando os dois gols da vitória por 2 a 0.

Na Liga Europa, o espanhol Atlético de Madrid e o inglês Fulham decidiram a competição. O Atlético de Madrid terminou em terceiro na fase de grupos na Champions League e foi disputar a segunda fase da Liga Europa, onde eliminou o Galatasaray, nas oitavas eliminou o Sporting, nas quartas eliminou o Valencia e nas semifinais o Liverpool. Já o Fulham terminou em segundo na fase de grupos da Liga Europa e já na segunda fase eliminou o Shakthar Donetsk, nas oitavas eliminou a Juventus, nas quartas passou pelo Wolfsburg e nas semifinais pelo Hamburgo.
Na final, no HSH Nordbank Arena, em Hamburgo, o Atlético de Madrid venceu o Fulham por 2 a 1, gols de Diego Forlan.

Na América do Sul também tivemos com dois competições internacionais. A Libertadores da América e a Copa Sul-Americana.
No primeiro semestre tivemos a Libertadores na qual tivemos mais uma vez um brasileiro na final, o Internacional enfrentou os mexicanos do Chivas Guadalajara.
Na fase de grupos, o Inter terminou como sexto melhor primeiro colocado e nas oitavas eliminou o Banfield, nas quartas o Estudiantes e na semifinal o São Paulo.
Já o Chivas entrou diretamente nas oitavas, já que foi desclassificado ano passado nessa fase por causa da gripe suína. Nessa fase eliminou o Vélez Sarsfield, nas quartas o Libertad e nas semifinais a Universidad do Chile.
Na grande final, o Internacional venceu os dois jogos, no México venceu por 2 a 1 e no Brasil venceu por 3 a 2.

No segundo semestre tivemos a Copa Sul-Americana e a grande final também tivemos um brasileiro, o Goiás.
O Goiás, que fez uma péssima campanha no Brasileirão, priorizou a Sul-Americana e com isso foi jogando bem e avançado, na fase brasileira eliminou o Grêmio, nas oitavas eliminou o Peñarol, nas quartas o Avai e na semi o Palmeiras.
Já o Independiente, adversário na final, eliminou na fase argentina os Argentinos Juniors, nas oitavas o Defensor, nas quartas o Tolima e na semi a LDU.
Na grande final, o Goiás venceu, em casa, por 2 a 0 e o Independiente venceu, em casa, por 3 a 1 e nas decisão por pênaltis o time argentino venceu por 5 a 3 e sagrou-se campeã.

Para finalizar o ano tivemos o Mundial de Clubes, em Abu Dhabi. Na partida de abertura, o Al Wahda venceu o Hekari United por 3 a 0, já nas quartas o time da casa foi eliminado pelo Seongnam por 4 a 1. A primeira surpresa aconteceu quando o Mazembe, do Congo, eliminou o Pachuca após vencer por 1 a 0. Na semifinal tivemos a maior surpresa da história, o Mazembe derrotou o Internacional por 2 a 0 e foi para a final, na outra semi a Internazionale não teve dificuldades para vencer o Seongnam por 3 a 0. Na disputa do 3ºlugar, o Internacional venceu o Seongnam por 4 a 2 e na grande final a Internazionale venceu, sem dificuldades, a surpresa Mazembe por 3 a 0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário